Como funciona a Portaria Virtual?

Como funciona o sistema de Rondas Físicas?
25 de maio de 2017
Monitoramento de câmeras 24H: como funciona?
25 de maio de 2017

Como funciona a Portaria Virtual?

Diante das notícias de violência que são repercutidas diariamente, é essencial contar com boas alternativas de segurança, principalmente em condomínios, onde o acesso de pessoas é intenso – seja de moradores, visitantes ou prestadores de serviços.

Pensando nisso, a portaria virtual é uma forma moderna de administrar a entrada de saída de pessoas, além de trazer muitas vantagens para moradores e clientes.

Você sabe como funciona a portaria virtual? Quer conhecer mais sobre suas vantagens? Com este post, você vai ficar por dentro das informações mais importantes sobre o tema. Confira!

O que é a portaria virtual?

A portaria virtual é uma nova forma de gerenciar portarias, buscando reduzir as despesas administrativas de condomínios por meio de sistemas remotos compartilhados de controle. Isso significa que, a partir de uma estrutura singular, torna-se possível monitorar diferentes condomínios ao mesmo tempo, o que permite não só compartilhar uma mão de obra mais qualificada, mas também reduzir os custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Ela está sendo adotada cada vez mais pois, além de viabilizar uma importante redução de custos, proporciona largas vantagens de controle e segurança através da utilização de sistemas tecnológicos que controlam, por meio de um software centralizado, todo o fluxo de entrada e saída dos moradores, prestadores de serviços e visitantes. Além do mais, a Portaria Virtual garante as mesmas funções básicas de uma portaria física, para que o condomínio funcione da melhor maneira possível.

Para que serve a Portaria Virtual?

Este tipo de portaria serve para amparar os clientes na redução de custos e melhoria de controles a partir de soluções tecnológicas que garantem maior eficiência para as portarias de condomínios e empresas. É uma solução ideal para as organizações com baixo fluxo de entrada e saída de pessoas.

Como funciona o sistema?

Através da Portaria Virtual, as entradas e saídas de moradores e visitantes são monitoradas por um profissional remoto, por meio de um circuito de câmeras estrategicamente localizadas, sistema de voz e sistemas de sensores de presença conectados via internet a uma central de monitoramento. Toda a liberação de acesso é feita através de procedimentos previamente estabelecidos. Os moradores podem ter controles, tags ou sistemas de biometria que permitem o acesso sem a necessidade de liberação da central.

Todos os vídeos e ligações são gravados de forma remota e registrados em sistema, o que permite que qualquer acesso das pessoas no condomínio seja devidamente rastreado. Vale dizer ainda que, através deste sistema, também é possível que o morador tenha mais segurança utilizando um acesso facilitado.

Em relação ao fluxo de veículos, os moradores possuem sistema de controle anticlonagem da garagem, possibilitando que as saídas e entradas sejam muito mais ágeis e sempre devidamente supervisionados via câmera pela Central. Um ponto importante é que, se acontecer alguma situação de risco, é possível que o morador acione a empresa de segurança através do controle da garagem ou o de acesso. Todos os eventos são registrados de forma automática no sistema, podendo ser acessados em relatórios diversos.

Em relação à entrega de cartas e mercadorias, geralmente é conveniente existir um zelador ou auxiliar de serviços gerais durante o horário comercial a fim de cumprir tais recebimentos, caso o morador não esteja no local. As particularidades de cada condomínio deverão ser sempre consideradas durante o processo de implantação para definição dos procedimentos a serem adotados.

No caso de queda de energia ou perda de comunicação, o sistema prevê contingências que permitem que a Portaria Virtual fique operante por várias horas. Em casos extremos, se necessário, é encaminhado um funcionário para operar a portaria até que a situação seja regularizada.

Esta inovação é indicada para condomínios que contêm até 40 apartamentos. Quando alguém toca o interfone, quem responde é o operador da Central, que acompanha virtualmente o local durante 24 horas do dia, como se estivesse presente na guarita.

Quais as vantagens da Portaria Virtual?

A Portaria garante muitas vantagens, sendo as duas principais:

Redução dos custos mensais e do passivo trabalhista

Um grande benefício que a portaria virtual proporciona é a redução de despesas do condomínio para os moradores e clientes, visto que a Central consegue administrar várias portarias de uma só vez. Isso significa que a folha de pagamento do porteiro é eliminada, porque não será mais necessário o seu serviço de forma integral.

Além disso, o condomínio reduz a possibilidade de passivo trabalhista, diminuindo a participação da mão de obra na operação de sua portaria. A diminuição dos gastos mensais permite que os condomínios invistam em um sistema mais eficiente de segurança, principalmente nos pontos mais vulneráveis do local. Ou, ainda, pode-se investir em outras áreas, como lazer, por exemplo.

Aumento da segurança e do controle

Outra vantagem é que a portaria virtual agrega mais segurança ao condomínio pois impossibilita a rendição da portaria. Ao invadir um condomínio, o primeiro objetivo dos criminosos é controlar a portaria. Em um sistema de portaria virtual isso não é possível, pois os profissionais ficam em uma Central remota devidamente protegida. Além disso, com a redução de custos mensais com a mão de obra, é possível incrementar sistemas tecnológicos mais modernos de segurança, implantando mais câmeras e sensores de presença, além de sistemas de controles remotos com botão de pânico, acionados caso o morador perceba alguma situação anormal.

Há também a possibilidade de ter sensores de movimento nas partes externas e internas do condomínio. Assim, se algum invasor conseguir pular a proteção perimetral e circular pela área interna, ele poderá ser detectado imediatamente, às vezes até com sensores de sirene e holofotes acionados. Com isso, o morador fica menos preocupado porque tudo é relatado imediatamente.

É importante alertar para o fato de que tudo é devidamente registrado em um sistema informatizado de controle, permitindo o acesso a qualquer informação do fluxo de carros e pessoas no condomínio. Assim, por exemplo, se o morador quiser saber que horas o empregado doméstico saiu, poderá solicitar um relatório à Central, que irá providenciar a informação.

Ficou interessado em contratar uma portaria virtual? Fique sabendo que a Aliança Segurança Eletrônica oferece este serviço para condomínios residenciais e comerciais de forma completa e eficaz! Solicite um orçamento sem compromisso e veja os principais benefícios que podemos oferecer para você e seu condomínio!